top of page

Outubro Rosa – Um dia de transformação!

O Câncer de Mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres do Brasil e do mundo, sendo responsável por cerca de 25% dos casos. Para chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce, criou-se a campanha Outubro Rosa, tendo a data de 19 de outubro como o Dia Internacional do Combate ao Câncer de Mama.


A ideia da campanha do Outubro Rosa e do Dia Internacional do Combate ao Câncer de Mama é mostrar a importância da prevenção através de hábitos saudáveis como exercícios físicos, cessação do tabagismo e redução do consumo de bebidas alcoólicas, representando cerca de 30% dos casos que podem ser evitados. Ainda, a importância do diagnóstico precoce, através do auto exame ou de exames preventivos, responsável por 88,3% das chances de sobrevida.


Pensando na relevância do assunto, a Oncotrata Oncologia Integrativa promoveu, no dia 18 de outubro de 2017, o Dia de Transformação! O encontro, realizado na parte da tarde, reuniu pacientes oncológicos, familiares, amigos e parceiros da causa, através de uma série de atividades que envolveu palestras, exposição de produtos e serviços, coffee break, troca de experiências e experimentação de perucas, lenços e aplicação de maquiagem.


O evento começou com uma palestra da psicóloga Natalia Frizzo sobre a importância das emoções em nossa vida,sobre melhora na qualidade de vida, auto estima e formas de lidar com a doença. Sobre de forma o stress, a depressão, o sentimento de solidão e insegurança podem diminuir a imunidade e funcionarem como portas para a entrada de doenças oportunistas, como o câncer.


Como se proteger? A psicóloga Natalia Frizzo aponta três questões fundamentais: ênfase na auto estima, ressignificação de experiências de vida e espiritualidade.


Depois o bate papo foi com a nutricionista Fernanda Bortolon, que ressaltou a relevância de dedicarmos tempo e atenção à nossa alimentação, sobretudo, à uma alimentação saudável. A importância no ato de nutrir o corpo, no alimento para a alma e um carinho para o nosso corpo.


Nutrir-se é muito mais do que o hábito de comer: começa na escolha dos alimentos, na ingestão dos nutrientes e na sensação de saborear as refeições. Mais do que manter as nossas funções vitais, uma alimentação saudável fortalece nossa imunidade e estimula nossos sentidos: olfato, paladar, visão, audição e o tato. O cheiro, o gosto, a apresentação, a textura, os sons e as cores da comida.


E esse papo todo da nutricionista abriu a fome do pessoal! Na hora do coffee break, os lanches deliciosos ficaram por conta dos parceiros Lanchinhos da Nutri e DaColônia Alimentos Naturais.


Logo após houve a exposição de cosméticos e nutrientes, com os parceiros InBeauty Brasil e Boa Fórmula – Farmácia de manipulação, com a apresentação e sorteio de suplementos de vitaminas e minerais para o crescimento de cabelos e unhas.


E para fechar o Dia de Transformação com chave de ouro, em clima descontraído, em meio a muitas risadas e brincadeiras, houve a experimentação de perucas, lenços e muita maquiagem! As mulheres puderem realçar a sua beleza e se encantar em versões loiras, morenas e ruivas!


Os truques de beleza ficaram por conta de Fernanda Balbinotti do Mama Solidária, HD Perucas & Apliques e Elisa Corrales, maquiadora e consultora de beleza.

Esses cuidados e prevenções devem ser levados a sério durante todo o ano! Para cuidar de você, conte com o Oncotrata!

bottom of page